e

O peixe que quer ser gato e é visto como borboleta!

Assistindo ao canal GNT, do pacote de canais pagos da NET, me deparei com um episódio comemorativo do Saia Justa que foi exibido em 11.10.2003. Neste episódio, Rita Lee, Mônica Waldvogel, Fernanda Young e Marisa Orth vestiram-se com fantasias alusivas à forma como são vistas, como são e como gostariam de ser. Confesso que em 2003, na época quando assisti a este episódio, era muito inocente para perceber a importância de fazer este tipo de exercício. Como eu ainda era a adolescente, pensando ser mulherão e sendo vista como Napoleão (personagens exibidos pelas Saias e nos quais me encaixei perfeitamente), não dei a devida importância ao assunto, tendo achado apenas um episódio performático. Contudo, revendo o mesmo episódio hoje, percebi a importância de fazer uma analogia à teoria arquetípica de Jung. Ah, meu amado Jung...

Quando aprendi sobre as teorias de Jung na faculdade, simplesmente me apaixonei pela possibilidade de ser como um diamante repleto de faces, pronto a mostrar sua face mais luminosa quando atingido pela luz. Ao assistir o reprise do programa Saia Justa sobre as formas de ser, se ver e ser visto, percebi como pode ser simples e corriqueiro o tema arquetípico da alma e como, nós mulheres, somos ricas neste contexto.

Fazendo o exercício, percebi como é importante nos observarmos de forma holística, aprimorando a cada segundo nossa capacidade de pensar, agir e ser, modelando nossa figura a ponto de nos transformarmos em uma obra de arte: suspensa em sua completude, mas consciente do eterno processo de construção e dinamismo que nos eleva.

Apesar da proposta arquetípica de Jung ser outra e ter base na mitologia grega, nunca aquele “teste psicológico” dos animais, tão conhecido por sua simplicidade, foi tão ilustrativo e claro em sua proposta:

Eu sou um peixe que quer ser gato e que é visto como uma etérica borboleta. E você, quem é você?



Referência:
Canal GNT, Programa Saia Justa exibido às 22hs do dia 23.06.2010 - Reprise do Episódio do dia 11.10.2003 como Mônica Waldvogel, Rita Lee, Fernanda Young e Marisa Orth.