e

Ambiguidade Contemporânea


Na revista Vida Simples, edição 94 de julho de 2010, Editora Abril, em um pequeno intervalo de páginas pude contemplar uma série de alternativas para o consumo e o viver consciente. Confesso que não sou uma leitora freqüente desta publicação, assim não poderia dizer se este tipo de proposta de intervenção urbana é nova ou velha, mas confesso que nas poucas linhas que li vi um tipo de ação bem mais próximo de ser executado do que as passeatas em prol do meio ambiente ou deixar de tomar as bebidas da marca Coca-Cola.

Na sessão Picadinho – Ideias bem temperadas de Vida Simples, observei 4 idéias, sendo 3 delas muito fáceis de serem aplicadas ao cotidiano urbano.

O primeiro refere-se ao site de pesquisa GoodGuide (http://www.goodguide.com/) . Neste site acessível até por smartphone, estão organizadas informações de cerca de 75 mil produtos, sendo estes avaliados com notas de 0 a 10 em relação à saúde que propicia, meio ambiente e sociedade. Basta entrar no site e apontar o código de barras do produto para a câmera do smartphone que ele encontrará as referencias do produto. Como o próprio editor diz, apesar de parecer uma coisa meio Familia Jetsons, este recurso é bastante útil para reescrever o conceito de ação ambiental consciente e ai, anexo meu, o consumo da informática. Afinal, sem portar um bom smartphone não tem como acessar este site de qualquer lugar e a qualquer hora. Assim sendo, acredito que a ação ambiental hoje vai muito além de plantio domiciliar, reciclar objetos e não jogar lixo na rua. A ação ambiental é tudo isso e muito mais. Este muito mais envolve , a principio, o investimento em instrumentos que nos auxiliem na escolha e manutenção daquilo que consumimos, o que infelizmente ainda é um pouco caro. Contudo, acredito que se idéias como esta continuarem a ser viabilizadas e divulgadas, a indústria será obrigada a reavaliar suas prioridades de venda.

A segunda idéia interessante é de moradores de um bairro de São Paulo. Eles criaram o Árvore da Vida (http://www.arvoredavida.wordpress.com/), um blog onde é possível altuar moradores infratores através da impressão de um talão de multas e a distribuição das mesmas para aqueles que cometerem infrações contra o meio ambiente.

A multa moral é uma idéia simples e magnífica para a educação ambiental e mostra que todos estamos interessados no bem estar e que o poder de reivindicar a ordem não esta só nas mãos das instituições políticas.

A terceira e última idéia interessante é da diretora do Gaia Education May East. Neste programa para a Transição das Cidades, é possível mobilizar a sociedade iniciando um projeto de modificação do meio urbano para que a cidade se transforme naquilo que desejamos para nosso futuro: cidades sustentáveis e mais resistentes às crises econômicas e ambientais. Este projeto inclui o consumo de bens de produção local, programação de uso de recursos naturais, transporte público e ciclovias. A proposta é realmente muito interessante e já está sendo aplicada em alguns bairros brasileiros. O link para acesso é http://transitionbrasil.ning.com/.

Através da leitura das colunas desta revista, realizei que é impossível anularmos a tecnologia de nossas vidas e o que nos resta, é a utilização dos meios de comunicação, geralmente tão mal utilizados para propagar formas de conscientização e ação social que sejam práticas e acessíveis.

É uma pena que publicações como esta sejam tão caras e inacessíveis a uma boa parcela da sociedade, pois acredito que seria muito importante todos termos acesso a idéias simples e criativas. O brasileiro é criativo, basta uma faísca para inspiração!



Referência: Revista Mensal Vida Simples edição 94 julho de 2010 Editora Abril - coluna Picadinhos paginas 10 -17