e

Projeto Expresso da Saudade - Jornada Rumo ao Resgate das Memórias

Introdução

O presente projeto será realizado às terças-feiras das 14:30 às 16hs no período compreendido entre os meses de outubro e novembro de 2010, com o grupo de homens idosos do Asilo São João Bosco em Campo Grande, MS.
Serão realizados 8 (oito) encontros com dinâmica na qual será apresentada uma mala de viagem repleta de suvenires antigos para os idosos e estes serão convidados a embarcar em uma viagem para as histórias que remetem à saudade. Tickets de embarque especial serão distribuídos aleatoriamente entre os idosos, sendo que 3 (três) destes tickets serão diferenciados. Os três idosos que pegarem os tickets diferentes, serão chamados a relembrar suas histórias através de uma narrativa de 10 minutos cada. O feedback para as três histórias compartilhadas em cada encontro serão dados nos 20 minutos finais com base nos assuntos levantados pelas 3 pessoas que compartilharam suas histórias.  Esta atividade pretende salientar a importância de resgatar as memórias das conquistas realizadas até então e compartilhá-las com o grupo, fortalecendo vínculos entre os idosos e criando uma concepção do processo do envelhecimento sadio, promovendo a reflexão do grupo acerca da história de si mesmos e como estas histórias podem acalentar sentimentos de vazio, solitude e ajudar na manutenção da auto-estima.


Justificativa
Para os idosos, o lazer é aquele momento onde estes podem alcançar um equilíbrio entre repouso, divertimento, recreação, distração e sociabilidade, além de possibilitar a construção do grupo de amizades. Desta forma, pretendemos fazer do momento da dinâmica de grupo junto aos acadêmicos de Psicologia da Uniderp Anhanguera, um período que reforça as qualidades de cada indivíduo e evoca sua capacidade de interagir e compartilhar suas histórias.
Através do contato interpessoal nos grupos de idosos, estes passam a perceber a importância de simplesmente existir sem o compromisso de ter que desempenhar alguma função específica. A rede social permite que os idosos troquem experiências e dividam suas histórias.
Segundo Ana Maria Marcondes, ao compartilhar experiências vividas, aceitar e procurar vencer desafios, somar conhecimentos, as relações são fortalecidas e a linguagem e o pensamento criativo se mostram com soluções e idéias novas, reflexões e observações sem perder a consciência do dinamismo do tempo, dos valores, contextos e mudanças sociais.
 Ao idoso cabe descobrir e valorizar a importância de suas vivências, de seus conhecimentos e de sua sabedoria. Ao grupo cabe descobrir e fomentar vínculos, ampliando suas relações sociais.
Propiciar a velhice saudável requer dos profissionais de saúde uma abordagem interdisciplinar abrangente e eficaz. Assim, o trabalho em grupo vem sendo priorizado por favorecer as relações sociais e estimular atividades coletivas. Interação, participação, valorização das experiências, contemporaneidade promovem uma sensação de ser capaz e possibilita encontrar caminhos mais curtos e lógicos para respostas às questões apresentadas, no resgate de conhecimentos que se somam e vivências armazenadas.

A comunicação é essencial para o ser humano. Possibilita ao indivíduo desenvolver e manter o senso de identidade, pois transmite e recebe informações que ajudam no auto cuidado. Tem um papel terapêutico, principalmente para o idoso auxiliando na diminuição da ansiedade e depressão. Também auxilia na compreensão e atuação sobre o meio físico e social e tem ainda papel importante no entretenimento e lazer. Do ponto de vista afetivo, os idosos só poderão ter a noção de que as informações que dispõem são preciosas, se o seu meio social se interessar por elas, ou seja, se as acolhes como interessantes ou úteis. Eles só terão noção de que suas informações são únicas porque foram guardadas na sua memória individual, se tiverem a oportunidade de partilhá-las com outros detentores de lembranças dos mesmos fatos e épocas.
A linguagem e a comunicação dialógica contribuem para promover a saúde integral e um envelhecimento salutar, permitindo ao sujeito significar a si e ao mundo; processo que não se interrompe com a chegada da velhice, mas continua até o último dia de vida.


Objetivos

Geral:

Salientar a importância da ação do grupo e motivá-lo a contemplar os temas que envolvem o processo do envelhecimento, promovendo a reflexão acerca da história individual de cada membro do grupo e as possíveis identificações através da narrativas que podem mobilizar varias pessoas, pois mesmo que sejam histórias individuais, em geral contém pontos em comum: as perdas e ganhos  que cada vivência traz.

Específicos:

  • Conscientizar sobre a importância da interação grupal e lazer para o idoso;
  • Possibilitar uma troca de experiências, gerando suporte e integração entre os idosos;
  • Abordar temas relacionados ao ciclo do envelhecimento como: distanciamento da família, dificuldades físicas, doenças e morte.
  • Possibilitar o levantamento de temas pelos integrantes do grupo e conduzi-los enquanto discussão alusiva ao processo terapêutico.

Método

Durante os 8 (oito) encontros que seguirão entre os meses de outubro e novembro de 2010, com frequência semanal e duração estimada de 1 hora cada, serão propostos temas relacionados ao envelhecimento e um suporte aos temas levantados pelos idosos durante a dinâmica. Os assuntos mais recorrentes serão melhor trabalhados com o auxílio textual e multimídia propiciando a integração, comunhão, apoio mútuo, cooperação e expressão, para que os idosos encontrem em si mesmos as ferramentas necessárias para vivenciar o envelhecimento de forma sadia.


Cronograma

Outubro: Início das atividades temáticas.

Novembro: Conclusão das atividades temáticas, fechamento da dinâmica terapêutica com o grupo, elaboração do artigo para entrega na Instituição de Ensino.

Material

O executor disponibilizará gratuitamente o material necessário para as dinâmicas.

Recurso necessário

Será necessário que disponibilizem um local amplo, ventilado, com rede elétrica e cadeiras para acomodação do grupo.

Bibliografia
MARCONDES; Ana Maria – Artigo: Linguagem e envelhecimento: proposta de intervenção em grupos de idosos ativos – Publicado no III Congresso Ibero-Americano de Psicogerontologia – Subjetividade, Cultura e Poder – São Paulo.

JOÃO; Alessandra de Fátima – Artigo: Atividade em grupo – alternativa para minimizar os efeitos do envelhecimento – unATI – Rio de Janeiro 2005.

*** ESTE MATERIAL REFERE-SE AO PRÉ-PROJETO. EM BREVE PUBLICAREI  O ARTIGO CIENTÍFICO.