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Projeto Ecoa - Conscientização Ecológica para as crianças da comunidade do Bairro Nova Lima em Campo Grande, MS

Introdução


O presente projeto foi realizado no ano de 2010 na Sociedade Educacional Constantino Lopes Rodrigues (reforço escolar), do bairro Nova Lima, referente ao estágio do Programa Interinstitucional de Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC) do 4º ano do curso de Psicologia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Anhanguera Uniderp.
O trabalho foi feito com crianças da própria comunidade que freqüentam o reforço, durante as quartas-feiras no período matutino. Como demanda do local, mostra-se a necessidade de realizar um trabalho com essas crianças, no intuito de conscientizá-las a respeito do conceito ecologia o qual envolve aspectos individuais, familiares, sociais e ambientais. Estes conceitos implicam a percepção do indivíduo enquanto pessoa, o meio no qual ele vive, os recursos locais e adquiridos e a possibilidade de transformação em produto para a própria comunidade.
As crianças contempladas pelo Projeto Ecoa, fazem parte de uma comunidade, que é excluída da própria sociedade. Desta forma, pretendemos trabalhas questões da ecologia geral de forma a melhorar a auto-estima e desenvolver o autoconhecimento, visando um bom relacionamento familiar e social.
Foram trabalhados assuntos referentes a sentimentos, emoções, desenvolvimento pessoal, agressividade, perspectivas futuras, dúvidas, medos, receios, meio ambiente, dificuldades, biodiversidade, reciclagem entre outros, buscando a re-simbolização dos contextos nos quais esta comunidade está inserida através de jogos pedagógicos, dinâmicas, confecção de brinquedos com garrafas PET, exposição de dados sobre como agir ecologicamente e a construção de uma mini horta.
Por este motivo, nota-se a importância de tal projeto para desenvolver a capacidade de superar frustrações, angústias e dúvidas, incluindo a sua relação para a tomada de decisões futuras e a capacidade de produção existente no sujeito enquanto indivíduo e ser social.


Justificativa

De acordo com a demanda da Sociedade Educacional Constantino Lopes Rodrigues do bairro Nova Lima, nota-se a necessidade de realizar um grupo de apoio que sustente as necessidades das crianças, devido ao fato desse conhecimento ser fundamental para o desenvolvimento do sujeito frente à sociedade.

Objetivos

Geral: Desenvolver na criança o interesse para o desenvolvimento pessoal, através de noções aplicadas de ecologia geral.

Específicos:

·               Compreender a relação existente entre autoconhecimento, auto-estima e autoconfiança;
·               Demonstrar as influências que o individuo exerce na sociedade assim como esta sobre o mesmo;
·               Identificar fragilidades do sujeito, incluindo angústias e ansiedades;
·               Desenvolver técnicas para melhorar a confiança em si mesmo;
·               Possibilitar o bom relacionamento grupal;
·               Conscientizar sobre a importância da reciclagem para a comunidade e os diversos usos de garrafas pet e galões de água mineral;
·               Demonstrar os benefícios da boa utilização dos recursos naturais e transformação dos recursos adquiridos e seus produtos;
·               Construir uma mini horta na Escola Constantino Lopes para ensinar o cultivo de hortaliças para as crianças e incentivá-las a consumir alimentos naturais.
·               Deixar a horta construída pelo Projeto Ecoa como benfeitoria para a escola e para a comunidade.

Métodos

Durante os encontros semanais de 1 hora e 30 minutos, foram propostos temas relacionados à ecologia ambiental e social como: meio ambiente, auto-estima, autoconfiança, autoconhecimento, relacionamentos, insegurança, perspectivas, importância do outro, dificuldades, noções de produção, entre outros.
Contando com o auxílio técnicas de arteterapia, jogos pedagógicos, material textual, dinâmicas e manutenção da mini horta, propiciamos a transformação de conceitos por meio da integração, comunhão, apoio mútuo, cooperação e expressão. Desta forma, as crianças encontraram em si mesmas as ferramentas necessárias para desenvolver um ajustamento adequado frente às diversas situações vivenciadas e passaram a propagar as informações sobre ecologia e sustentabilidade que adquiriram durante o Projeto Ecoa.
Além disso, no período compreendido entre os meses de setembro e novembro de 2010 foi criada pelas acadêmicas a mini horta para que as crianças exercitassem os conhecimentos adquiridos durante o projeto e conhecessem a prática do cultivo de hortaliças. A colheita foi doada à escola para que esta utilize as hortaliças nas refeições das crianças.
Obedecendo aos critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/1990 – Capítulo V - Artigo 60), as crianças observaram todo o processo e investigaram cada dado, contudo não fizeram nenhum tipo de serviço braçal ou que faça referência ao trabalho infantil.

Material

O proponente viabilizou os materiais necessários para exposição dos conteúdos, aplicação dos jogos e dinâmicas, plantio e manutenção da mini horta.

Resultados

As crianças contempladas pelo Projeto Ecoa receberam as instruções necessárias para adequar o comportamento em relação ao meio-ambiente e promover ações que contribuam para o bem-estar social de si próprios e da comunidade da qual fazem parte.
Foi possível constatar que estas crianças adotaram um estilo de vida mais consciente e passaram a fazer a manutenção dos locais de convivência da escola. Além disso, passaram a identificar e a trazer materiais de suas casas que poderiam virar brinquedo ou instrumento para o cultivo da horta.  Em alguns momentos, trouxeram brinquedos prontos, confeccionados em suas casas, mostrando a eficácia do processo de aprendizagem e a importância da confecção do brinquedo pela própria criança.
A mini-horta mostrou-se um excelente objeto de aprendizagem e carisma para as crianças, incentivando-os não só a cuidar do alimento como a consumi-lo com maior frequência em seu estado natural por vontade própria.

Conclusão

Durante a execução do Projeto Ecoa foi possível observar como se dá as relações da população infantil da Sociedade Educacional Constantino Lopes Rodrigues, reforçando comportamentos positivos e adequando comportamentos pouco construtivos. Desta forma, as ações do Projeto mostraram-se flexíveis, ganhando forma a cada encontro para que o conteúdo passível de mudança observado em sala de aula fosse trabalhado. Estas modificações se deram segundo a compreensão de que cada ação do psicólogo na comunidade deve ser o mais próximo possível das reais necessidades da população e no caso do publico infantil, efetuada pontualmente, para que haja uma chance maior de adequação do comportamento.
A Sociedade Educacional, bem como a comunidade assistida por ela foi receptiva às idéias do projeto, colaborando com a doação de material reciclável e mão de obra para a confecção do espaço da horta que muitas vezes precisou do auxílio dos pais de alguns alunos para ser realizada. Desta forma, podemos concluir que os alunos não só compreenderam a importância da consciência ecológica como mobilizaram seus familiares e pessoas próximas em ações construtivas que, se perpetuadas pela comunidade, podem configurar um novo movimento ecológico no Bairro Nova Lima.

Referências

-Coleção Poesia para Crianças – Ecologia – Editora Brasil Leitura
-Ecologia e conservação ambiental:
http://www.4shared.com/document/1DzE087m/Ecologia_e_Conservao_Ambiental.html?s=1
-Mundo Verde:
-Gibi Mundinho Verde:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=gibi mundinho verde ensina noções de ecologia para as crianças.