e

O problema do Piu-Piu


As redes sociais estão em todos os cantos. Pc´s, netbooks, celulares, a geladeira o fogão, a escova de dentes... tudo esta conectado na bendita rede. Daqui uns dias vamos receber noticia das bacterias bucais via twitter.
Tenho contas no Orkut, Youtube e Twitter. Sendo o Twitter minha ultima investida social virtual (prometi a mim mesma). As uso raramente e mesmo assim percebo o quanto de tempo gasto cada vez que acesso as contas. São tantos gadgets, feeds e outros nomes bizarros que invadem minha tela que invariavelmente acabo por não acessar nada. Minhas visitas ao perfil se resumem a ver os recados e respondê-los quando não são correntes.
Para a publicidade essa porcariada toda é um prato cheio, afinal o que se gera de receita com isso... fala sério! Mas socialmente falando, qual a importância de divulgar que hoje nâo foi possível lavar a calcinha ou que esta em duvida entre fazer comida em casa ou pedir qualquer gororoba no delivery.
Não sei o que se passava na cabeça das pessoas que criaram este tipo de ferramenta, mas acredito (com fé... e esperança) que o objetivo delas não era bem este. Acredito que a idéia era publicar ideias e informações breves que pudessem ser uteis a rede de amigos, como encontros, avisos ou até mesmo fofocas para não parecer tão inocente. Mas não foi bem isso que aconteceu.
Hoje em dia a onda de exposição é tão grande que constantemente temos que avisar ao publico adepto a este tipo de tecnologia que não é vantajoso informar a todos sobre questões pessoais e material particular. Não que adiante, pois hoje em dia o povo parecer gostar de ter um GPS no ... só para mostrar que esta na modinha.
É... O ¨Yakult¨ o ¨Piu-Piu¨ e todos as outras redes sociais para as quais não farei merchandising gratuitamente se tornaram um problema tão grande que as empresas bloquearam os acessos. Não que não apareça diariamente uma forma de burlar os sistemas.
A questão que envolve tudo isso é o porque gostamos tanto de nos expor e contar vantagem e o quanto isso pode se tornar vicioso e danoso ao convívio social. Afinal, é muito mais facil manter uma vida virtual glamourosa do que fazer as mesmas conquistas fisicamente, no mundo real.
O pessoal da saude esta de olho em vcs, redes sociais... e todos estamos prontos para dizer que a fazendinha não paga conta e o biscoito da sorte não resolve os problemas do dia a dia. Saber da vida intima dos outros nem sempre é tão sexy e se expor em demasia pode dar em m...
Deixando claro que não sou contra nenhum tipo de rede, afinal, tbm participo delas, mas... tudo tem limite, não é mesmo?