e

Projeto Sapientia


Sapientia
Oficina de Danças Circulares para o resgate do arquétipo da mulher sábia
(Baseado na obra Ciranda das Mulheres Sábias de Clarissa Pinkolas Estés)

Nome da Oficina: Sapientia – Oficina de Danças Circulares para o resgate do arquétipo da mulher sábia. Baseado na obra Ciranda das Mulheres Sábias de Clarissa Pinkolas Estés.
Área: Arteterapia; danças circulares; folclore e manifestações culturais.

Informações Técnicas
Tipo de atividade: Oficina de Danças Circulares
Público-Alvo: Mulheres de todas as idades.
Carga Horária: 5hs/aula (cinco) divididas em 4 (quatro) aulas de 01h15min (uma hora e quinze minutos) de duração.

Informações Adicionais
O movimento denominado Danças Circulares, nasceu a partir do bailarino e coreógrafo alemão, Bernhard Wosien, que na década de 50 se propôs a pesquisar e vivenciar antigas rodas da Europa Oriental. Em suas pesquisas e experimentos, encontrou as antigas raízes da arte de re-ligar o ser humano através da dança de roda.
          As danças que propõem a vivência do lúdico têm sido praticadas com diferentes fins e em ocasiões diversas como forma de crescimento individual, meio de harmonização de grupos e instrumento cultural e educativo para a vivência de princípios éticos nos âmbitos pessoal, grupal e social.
Para esta oficina de danças circulares foi utilizada a bibliografia de Clarissa Pinkolas Estés, psicanalista junguiana, autora de diversos livros para mulheres e renomada internacionalmente por suas ações enquanto guardiã de tradições.
Em seu livro A Ciranda das Mulheres Sábias – Ser Jovem enquanto velha, velha enquanto jovem, Clarissa propõe o resgate do arquétipo da  mulher sábia através da analogia com a imagem de uma frondosa árvore, resgate este que faremos através da vivência das danças circulares e o plantio de mudas de árvore.

Justificativa
Com o advento da tecnologia, a mídia das massas e a globalização, os costumes ancestrais parecem ter perdido seu brilho, não sendo mais lembrados pela sociedade contemporânea. Em nome do progresso, a história dos antigos foi fadada a ser esquecida e seus costumes taxados de inadequados.
Neste processo as mulheres perderam pouco a pouco suas tradições, esquecendo de seus ritos essenciais, que dão sentido a seus ciclos e servem de válvula de escape para a sobrevivência no mundo masculino. A vida feminina foi limitada a uma cópia da vida masculina, sem essencialidade e expressão.  
A falta destes costumes e ações típicas do universo feminino resultaram em diversos problemas bio-psico-sociais e espirituais, tais como: baixa auto-estima, drogatição, depressão, isolamento social, negação do feminino e de sua forma de espiritualidade (em sua conotação essencial, sem caráter religioso), entre outros. 
Sendo a Dança Circular subsídio prático para o acesso ao conhecimento global, é possível utilizá-las no resgate individual e grupal da cultura dos povos. As raízes plurais que sustentam o movimento das danças circulares possibilitam que cada mulher acesse em si mesma as informações abafadas pela cultura contemporânea e resgate seu conhecimento inato, curador e transformador.

Objetivos
Geral:Sapientia – Oficina de Danças Circulares para o Resgate da Mulher Sábia, é um trabalho que objetiva proporcionar às mulheres uma forma de resgatar o conhecimento arquetípico da mulher sábia.
Específico: Através da seleção criteriosa de repertório, acessaremos os arquétipos do feminino, evocando a natureza nutridora, curativa e criativa da mulher, compondo uma dinâmica que contempla a coordenação motora, afetividade, integração, cooperação, musicalidade e ritmo de cada uma, incentivando a busca e expressão do que se tem de melhor internamente. O trabalho será gradual para que as informações sejam bem assimiladas e para que haja tempo para o acesso emocional de cada tema em questão. Neste trabalho será valorizada a qualidade do acesso emocional a cada tema e não a técnica ou perfeição no ato de dançar.

Estratégia de Ação
Durante os 4 (quatro) encontros programados, as participantes serão gradualmente preparadas para acessar as informações que cada dança traz. Desta forma, poderão vivenciar os arquétipos que envolvem a psique da mulher.
Serão proporcionadas danças que despertam a essência feminina, fazendo com que as mulheres do grupo se identifiquem com os arquétipos que compõem a mulher sábia: a menina, a mãe e a anciã. Gradualmente, através da dança, da verbalização e de ações simbólicas elas poderão expressar o ser feminino e relembrar a importância dos hábitos antigos para suas vidas contemporâneas.
Todos os encontros terão a duração de 01h15min (uma hora e quinze minutos) e iniciarão com um aquecimento e dinâmica de aproximação do grupo, danças circulares e terminarão com o plantio de uma árvore seguida de uma reflexão em grupo sobre todos os temas abordados e como eles se aplicam no cotidiano.
O repertório é composto por 8 (oito) danças circulares contemporâneas criadas pela focalizadora Beatriz Nantes especialmente para a Oficina Sapientia. Estima-se para cada encontro a execução de 2 (duas) danças de roda.
Em cada encontro as mulheres plantarão em grupo uma muda, que irá compor uma lembrança física da necessidade do resgate do feminino. Estas mudas serão (respectivamente): 1 (uma) árvore com flores, 1(uma) árvore frutífera e  1 (uma) erva medicinal. O vaso com as mudas ficará no ambiente onde for realizada a oficina para que as mulheres possam acessá-lo quando desejarem.
Esta Oficina foi idealizada com base na obra literária Ciranda das Mulheres Sábias da psicanalista junguiana Clarissa Pinkolas Estés.

Documentação áudio-visual do evento
O evento será documentado através da gravação de vídeo, de forma artesanal, com fim estrito de pesquisa acadêmica.  A proponente e executora da Oficina compromete-se a não veicular as imagens em canal aberto, web, ou qualquer outro meio de comunicação, bem como não efetuar qualquer exposição que constranja os participantes da oficina.
*anexo termo de autorização de uso de imagem

Material
A executora disponibilizará gratuitamente o material necessário para a oficina.

Recursos necessários
Espaço amplo, calçado, ventilado e com rede elétrica e de água .