e

Falta de Planejamento e Conexão com a Terra

A tragédia no Rio matou muita gente (512 até o momento), destruiu cidades e comoveu um outro montão de gente. As imagens falam por si; nem precisa de muita narrativa de jornalista para ver que a coisa foi feia.

Humanismo à parte, o fato é que não é a primeira vez que vemos cenas como estas e  naturalmente não será a última. Há um ano atrás, na mesma região do Rio, evento semelhante já tinha abalado a população do local. A pergunta é: Porque as pessoas se instalam e voltam a estes locais mesmo depois de vivenciarem catástrofes como essas?

Apesar de ser clara a falta de planejamento urbano, bem como lei e fiscalização que proíbam construções em áreas de risco, parece que o buraco é mais embaixo.

Ao que tudo indica, as pessoas estão totalmente desconectadas com a terra e seus ciclos.Ciclo é ciclo e todo santo ano tem e vai continuar tendo verão, e no verão chove em abundância. A escola deveria ensinar isso, na bendita aula de geografia, que, se não me falha a memória, também ensina sobre os tipos de solo, drenagem, rio e afins. 

Nem todo mundo tem acesso à educação, discurso que sempre ouvimos, quando nós mesmos não o fazemos para defender as minorias... Mas e o bom senso? Bom senso também se aprende na escola? 

Será que estas pessoas não olharam para cima e para o horizonte? Por que construir uma casa na beira de um barranco se o desejo não é ser tragado pela terra? Por que construir uma casa próxima ao curso de um rio que sabidamente oscila de nível devido às chuvas e ações do homem ? Por que construir uma casa ao pé de uma serra se sabemos que  as leis da física estão contra nós em um caso destes? Perguntas, e mais perguntas... 

Sempre ocorreram catástrofes, a história narra milhares delas ... e pelo jeito, com educação, sem educação... elas vão continuar acontecendo porque independente do tanto de informação e tecnologia que temos e mais as que vamos inventar, nos falta o essencial:  a noção de fazer parte do todo e estar permanentemente ligado a ele.