e

Simbolos Iniciáticos e modismos


A Flor de Lis sempre teve seu charme e, acima de tudo, seus mistérios.
Segundo Vitor Manuel Adrião, em seu artigo no Forum Lusophia (http://lusophia.portugalis.com/forum/forum_posts.asp?TID=95&PN=1) a flor representa bem mais do que aparenta e contém em si uma série de elementos iniciaticos.
Assim como vários outros simbolos e signos, a flor de lis caiu nos braços da moda e sobretudo no braço dos ourives. Realmente ela é linda e digna de todo metal.
Mas meu alerta não é para o fabricante ou artesão, e sim para os consumidores: antes de ¨vestir¨ um símbolo, estude sobre ele, procure referências e não saia por ai estampando instrumentos de poder no pescoço sem saber os atributos deles.
Antes de achar um pentagrama, árvore da vida, estrela de Davi, olho grego ou deuses indianos que vc julgue esteticamente apropriado, estude o que estes icones representam para seu povo de origem e se eles se aplicam ao seu estilo de vida e busca. Afinal, você não gostaria que qualquer um comprasse a foto de sua mãe em um camelô e estampasse em uma camiseta, não é mesmo?
Não estou querendo ser radical. É que assim como as roupas, este tipo de acessório conta muito sobre como levamos a vida e se não usados corretamente podem causar confusão.