e

Consumo ensandecido

Há 1 semana abriu um Habib´s  Drive Thru bem próximo de minha casa. Na época da construção do prédio, passou pela minha cabeça uma leve lembrança do que aconteceu há alguns anos quando abriu a rede Walmart na cidade, mas foi uma lembrança breve e nem levei em conta a gravidade do que eu iria ver em um curto período de tempo.
Sou publicitária, então mesmo que eu me irrite com certos aspectos das redes de comércio não posso ser contra suas táticas de venda nem o furor que a abertura de uma loja causa. Contudo,  o que vem acontecendo a cada chegada de rede comercial em minha cidade é um ensandecimento movido a consumo que... é admirável, para não dizer medonho. 
Hoje, na hora do rush, quadras de carros enfileirados e atravancando o trânsito de uma das maiores avenidas da cidade competiam para ver quem conseguia fazer a maior barberagem. Nem a polícia no local impediu que passar pela Avenida Afonso Pena se transformasse na peregrinação para o inferno.
Isso me leva a questionar o por quê desta busca sedenta por consumo. Seria apenas curiosidade despertada pelo novo? Não acredito que seja só isso. Mas não sendo só isso, o que mais poderia estar envolvido em tamanha ganância? 

Consumo, posse, experiência movida pela pressão social, lavagem cerebral? Aff!

Conhecendo os produtos do Habib´s sei que não se trata de comida milagrosa, mas é a ação de marketing? Coisa dos deuses? Ou...