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Infomaré - Diversão é diversão, os critérios são à parte!

Férias são férias, e neste período, a pedida é escarafunchar a internet em busca de novas aventuras no mar da infomaré. Os endereços desta busca, geralmente são os canais de vídeo pessoal, mensagens rápidas e as redes sociais.
Fazendo este circuito, me deparei com uma série de celebridades juvenis contemporâneas e me perguntei por qual motivo pessoas normais, mostrando situações atrapalhadas, criticas sociais e até mesmo a postura anti-social, fazem tanto sucesso entre os adolescentes. A primeira resposta que veio a minha mente foi a clássica necessidade de exibicionismo, mas algo me diz que não é só isso... 
Fazendo um tour pelo Youtube, encontrei personalidades em todo o mundo, fazendo palhaçadas em frente a cameras digitais e sendo assistido por milhares de pessoas. São adolescentes e jovens adultos que se unem para fazer produções toscas que rendem muitas risadas e, porque não dizer, identificação. Exemplos comuns são os videoblogers  PC Siqueira, Rafinha Bastos, Grupo Desce a Letra,  entre outros. Estes videoblogers são pessoas comuns que  contam situações do cotidiano dando a elas o cunho cômico de tudo aqui que tem todo o potencial para não dar certo. Assim sendo, se não deu certo, foi ridículo, causou frustração, possui crítica social, é pauta pro Youtube.
Já o grupo de NigaHiga (USA), MysteryGuitarMan (BR em USA) fazem produções artísticas usando recursos digitais, caras e bocas para mostrar o quanto fazer arte na frente das cameras pode ser divertido (e lucrativo também). Atualmente, ambos os videoblogs possuem loja virtual para venda de camisetas e souveniers.
Analisando um pouquinho a situação, reparei que todos estes canais e personalidades ligados a eles, tem em comum  a capacidade de mexer com nossa imaginação e com barreiras que até pouco tempo minavam as informações que chegavam a nós. Atualmente, é possível divulgar qualquer coisa e obter resposta rapidamente. Isso dá a nós, meros mortais, um poder que, hoje, é superior ao dos meios de informação.
Seria este o vínculo com o publico adolescente? A possibilidade de ter poder? 
Outro ponto observado foi a criatividade (que parece não ter limites). Com recursos de todos os tipos, estas pessoas podem brincar de criar novos mundos e um local que aceita de tudo. Nesta rede cheia de icones e simbolos,  eles encontram o universo iLTDA. Isto para o adolescente equivale a ter a faca ,o queijo e muita, mas muita vontade de comer.
Todo este movimento, da a nós, psicólogos e sobretudo, aos comunicólogos, muito o que pensar sobre o futuro dos meios de comunicação e como podemos educar nossos produtores e receptores de informação. A concorrência para os comunicólogos é grande; para os psicólogos, a garantia de muito estudo sobre comportamento e para os casos mais saidinhos... a garantia de uma horas de consultório.

Diversão é diversão... e os critérios...fica à parte!


Fonte das fotos: Google Imagens