e

Gestalt + Design = ações bem pensadas!

Design e as técnicas de Gestalt e Semiótica andam de mãos dadas no universo da criação simbólica.

Os símbolos empregados no design para compor as peças abrem gestalts que possibilitam que o receptor compreenda as informações de uma forma ou de outra, fechando essas gestalts quando o receptor entende os sinais e interioriza a mensagem ou deixando gestalts abertas quando a mensagem não é entendida da forma esperada.

Para quem se interessou e quer saber o que é Gestalt, esta técnica foi fundada por Max Whertheimer e significa, em alemão (embora o termo não tenha uma tradução ao pé da letra) estudo da forma ou da figura. O termo foi empregado pela primeira vez na área de filosofia e psicologia por Cristhian Von Ehrenfels. Outros nomes que fazem parte desta história e que não poderiam deixar de ser citados são os de Kurt Koffka e Wolfgang Kohler.

A Gestalt possui leis (pregnância, semelhança, proximidade, continuidade e fechamento) que possibilitam sua leitura e o princípio de que o inteiro é diferente em relação às partes.

Se você se interessou por este assunto (que eu, em particular, amo de paixão!), acesse as informações publicadas recentemente na Revista Web Design http://www.revistawebdesign.com.br/index.php/dicas-leitura-gestalt/. Neste link você encontrará dicas de livros.

Se você se interessou, mas quer apenas exemplos aplicados em um texto mais mastigado (não de menor importância, pois achei excelente esta publicação), acesse: http://www.revistawebdesign.com.br/index.php/gestalt-interfaces-exemplos/

Para os Gestaltistas de plantão, minha reverência, pois gestalt terapia é bom demais (minha face terapeuta falando)!!!!